Técnicas para emendas em instalações elétricas

Essa tarefa é comum em qualquer serviço de elétrica que ira fazer, no entanto seja por mau habito ou mesmo por falta de conhecimento, é muito comum que muitos profissionais não façam essa tarefa adequadamente, assim não prevenindo a segurança e funcionalidade.

Além disso, essas má emenda são os principais motivos para um problema no circuito, devendo assim evitar o máximo para que não haja dores de cabeça futuras.

Emendas num condutor podem causar perdas significativas por dissipação de calor, caso a emenda não seja feita corretamente, ou seja, má isolada. Com o tempo e o desgaste pelo aquecimento podem inutilizar essa parte da instalação.

A seguir algumas dicas de como fazer uma emenda correta e com o mínimo de perdas;

Dicas:

A decapagem das extremidades dos condutores deve ser feita com ferramentas apropriadas, e de um tamanho mínimo de 40 vezes a bitola do fio.

Nunca utilize de estiletes para desencapar fios, pois o estilete é flexível e frágil, inadequado para trabalhos robustos. Caso não possua uma ferramenta especializada, utilize um canivete para tal fim.

Para isolar a emenda enrole a fita isolante igual à espessura da isolação do próprio fio. Não utilize pouca fita, isso pode causar perda de calor e sobreaquecimento.

Para a junção dos fios, utilize um alicate universal, pois ele conclui melhor a emenda, assim não tem perigo das pontas furar a isolação.

Sempre que possível fazer a soldagem das emendas elétricas, para maximizar a resistência mecânica e a condutividade, já que o estanho usado na solda funciona preenchendo todo os espaços deixados pelo trançado da emenda.

eletrica-residencial

Técnicas:

Emendas do tipo prolongamento:

É a emenda utilizada para aumentar o comprimento do condutor, feita simplesmente trançando os fios. Neste tipo de emenda, é importante usar condutores de mesma bitola para não prejudicar demais a condutibilidade do fio.

  • Condutores rígidos:

Para os fios rígidos, deixe os dois condutores desencapados formando um ângulo de 90°, usando um alicate universal para mantê-lo unidos. Com a outra mão apenas gire assim mantendo as partes juntas. Mantenha o ângulo ate que tenha obtido todo o fio traçado.

Dobre para dentro as pontas para que não tenha perigo de furar o isolante. Esta emenda é bem conhecida como rabo de rato e após isto é só soldar e isolar.

  • Condutores flexíveis

Assim como os fios rígidos, faça o ângulo de 90°, trace as pontas com o dedo, sempre no mesmo sentido e deixando o ângulo.

Para finalizar utilize um alicate universal para fazer o aperto e cortar as pontas afiadas. Para fazer a isolação, dobre toda a parte viva sobre o condutor, dando aspecto de fio continuo, e isole.

 

Fonte e credibilidade: http://www.portaleletricista.com.br/eletrica-residencial/