Você sabe o que é e como funciona a termografia elétrica? Essa técnica de ensaios não destrutivos é de extrema importância para fabricas e industrias, devendo ser realizada com frequência para resolver problemas de desgaste ainda na fase inicial e garantir que o sistema elétrico tenha paradas não planejadas por falhas térmicas. Se você não sabe o que é, nem como funciona a termografia elétrica, acompanhe este texto até o final para entender mais.
O Que É Termografia Elétrica – Termografia Em Sistemas Elétricos?
Termografia é um termo que tem origem no idioma grego e, se dividido, resulta em “termo”, que significa calor, e “grafia”, que significa estudo. Sendo assim, a termografia elétrica é o estudo de calor do sistema elétrico.
Falando de modo mais formal, a termografia elétrica, também chamada de inspeção preditiva infravermelha, é uma técnica sensorial remota que usa câmeras e sensores infravermelhos para medir a temperatura e distribuição de calor dos componentes elétricos energizados.

Por meio dela, é possível descobrir se as conexões estão deficientes, se as cargas estão desequilibradas e se o isolamento elétrico está avariado. Outros possíveis problemas com os componentes energizados também podem ser identificados na termografia elétrica, o que, de modo geral, permite dizer que a termografia elétrica identifica falhas relacionadas ao superaquecimento dos componentes e painéis elétricos e permite que o plano de ação para medidas corretivas sejam tomadas para corrigir o problema e evitar maiores danos.
Como Funciona A Termografia Em Instalações Elétricas?
Já sabemos o que é termografia elétrica, mas você sabe como ela funciona? A técnica identifica o calor que pode ser percebido na forma de radiação infravermelha na superfície dos objetos. Para isso, utiliza equipamentos específicos, como a câmera termográfica, que consegue fazer a captura da radiação infravermelha e, a partir disso, obter os valores de temperatura do componente analisado.
Também é possível que a câmera termográfica utilizada na termografia elétrica forneça imagens térmicas chamada de termograma. Com esses dados, em conjunto com o know-how adquirido ao longo de muitos anos, o técnico consegue identificar possíveis problemas e evitá-los. No entanto, vale lembrar que alguns fatores, como condições adversas de diversas origens e mudança de emissividade, podem levar a um erro na leitura das informações.
Como a termografia elétrica se estrutura?
Para a realização da termografia em sistemas e painéis elétricos, é necessário que seja feita uma definição dos componentes que serão avaliados. Após isso, esses componentes ou painéis elétricos devem ser listados em um roteiro de de inspeção e monitoramento para elaboração do histórico da instalação analisada, no qual deve constar informações sobre a frequência de coleta de dados, assim, é possível criar uma orientação mais eficaz sobre a instalação analisada.
É apenas após esses passos que a equipe técnica consegue realizar o seu trabalho, elaborando um laudo técnico com o panorama dos componentes e recomendações de planos de ações para que o cliente execute.
Qual A Origem Da Termografia ?
Os estudos da termografia por infravermelho começaram no século XVI com Giam Battista Della Porta, enquanto ele fazia seus estudos ópticos. No século XIX, Sir John Herschel conseguiu deixar mais evidente a descoberta que o seu pai já havia feito previamente, porém sem muitas explicações de que o sol emitia raios infravermelhos. A partir desse momento, muitas outras descobertas se deram nessa área ao longo da história, entre elas podemos citar: o desenvolvimento do bolômetro, aparelho capaz de medir pequenas diferenças de temperatura, e nos anos 60, dos imageadores infravermelhos, equipamento que gerava imagens com a determinação da temperatura em cinco minutos.
Onde A Termografia Em Sistemas Elétricos É Utilizada?
Pode ser que você tenha dúvidas se a inspeção por termografia deve ser adotada no caso específico de sua área de atuação, então, vamos te explicar um pouco de cada área em que ela é aplicada:
1. Instalações e sistemas elétricos
Nas instalações elétricas, a termografia pode identificar problemas na relação entre corrente e resistência que podem ser causados por conta da deficiência de contato.
2. Equipamentos mecânicos
A termografia pode ser utilizada em equipamentos mecânicos com a intenção de identificar atritos entre as peças e deficiências no isolamento térmico. Geralmente, os atritos são causados por falta de lubrificação ou desalinhamento entre as peças.
3. Sistemas de refrigeração e aquecimento
A termografia também pode ser usada nos sistemas de refrigeração e aquecimento. Então, se você está sofrendo com algum desses problemas nos componentes, a termografia pode te ajudar.
4. Infiltrações e isolamento térmico
Como a termografia consegue perceber falhas de temperatura, ela ajuda na identificação e resolução das falhas no isolamento térmico, o que contribui para aumentar a potência de funcionamento do equipamento.
Por Que Realizar A Inspeção Por Termografia?
A realização da termografia é uma técnica de extrema importância, pois pode evitar problemas que causam mais gastos com energia elétrica, aumento dos custos com manutenção corretiva e falhas dos componentes que podem causar uma parada não planejada e até a perca completa por carbonização do componente ou equipamento.
Desse modo, é possível perceber que a inspeção por termografia é uma importante aliada para o correto funcionamento do sistema elétrico e, por consequência, para a economia com gastos de manutenção corretiva, já que você economiza com troca de possíveis componentes, de danos causados por aquecimento e incêndios que o superaquecimento pode causar, entre outras coisas.
Quais as vantagens da termografia eletrica?
Ao longo do texto, você já entendeu a importância da termografia e já viu alguns de seus benefícios, mas vamos ressaltar mais alguns deles. Os benefícios da termografia são a falta de interrupções das atividades devido a falhas nos equipamentos, a redução do consumo de energia, o aumento da produtividade e da vida útil dos equipamentos, a transmissão de imagens em tempo real e a redução dos custos de manutenção corretiva.
Com Que Frequência Se Faz A Termografia Elétrica?
Para garantir o perfeito funcionamento de todo sistema elétrico fabril e, principalmente, a segurança das pessoas que ali trabalham, é de suma importância que a termografia seja feita com a frequência mínima de 6 meses. Ela garante benefícios para todos os ramos de atividades, já que promove segurança e economia a cada um deles.
No caso específico das industrias e fabricas com alta demanda de energia, a termografia é ainda mais necessária. O recomendado é que ela seja feita, pelo menos, duas vezes ao ano em subestações de alta e média tensão, painéis elétricos, painéis de comando e proteção, transformadores de potência e em motores elétricos,
Quem Pode Fazer A Termografia Elétrica?
Para fazer a termografia em sistemas elétricos, você deve contratar uma empresa de engenharia elétrica – eletrotécnica com habilitação, experiência e qualificação necessária para prover um trabalho de qualidade e eficaz. Nesse sentido, podemos te ajudar a ter o melhor serviço de termografia em instalações elétricas para o seu ramo de atividade, seja ele qual for. Além disso vale ressaltar que nossos equipamentos são novos e de ultima geração, devidamente calibrados com rastreamento RBC trazendo maior confiabilidade nos serviços prestados e laudos emitidos.
Fonte e credibilidade: https://insp-therm.com.br/termografia-eletrica-o-que-e-e-qual-sua-aplicacao/