Tomadas e interruptores para ambientes externos, quais utilizar!

Pontos de tomadas e interruptores expostos à chuva ou locais com excesso de umidade é de fato um problema. Pensando nisso o Mundo da Elétrica fez este artigo apresentando uma forma simples de acabar com este problema. Saiba tudo sobre as tomadas e interruptores que são específicos para estas condições, e conheça mais sobre o grau de proteção IP. Então vamos lá pessoal!

Água e eletricidade não é uma boa combinação, pois pode ocasionar desde um curto-circuito com a queima de aparelhos elétricos e eletrônicos, até choques elétricos que podem ser fatais.

Muitas pessoas não sabem que as tomadas e interruptores comuns localizadas dentro das instalações, não são fabricados para resistir água diretamente sobre eles. Estes componentes não foram fabricados para suportar os ambientes externos. Portanto, para usarmos tomadas e interruptores no quintal ou próximo à piscina, só é possível com a utilização do componente adequado para este tipo de situação.

Caso você não saiba as tomadas e interruptores para este tipo de ambiente exigem um grau de proteção IP, e no mercado podemos encontrar produtos com vários tipos de proteção como por exemplo, IP44 e IP55.

Grau de proteção

Para quem não conhece o grau de proteção é identificado pela sigla IP, que significa Índice de Proteção de um determinado produto. Este é um padrão internacional definido pela IEC (International Electrotechnical Commission) para classificar e avaliar o grau de proteção dos produtos contra a penetração de corpos sólidos e líquidos. O índice de proteção indica a resistência e a adequação dos produtos para uso em ambientes internos ou externos, com condições variáveis.

Existem dois parâmetros para classificar o índice de proteção (IP XY), sendo que o primeiro algarismo pode variar de 0 a 6, referente a proteção contra sólidos. Já o segundo algarismo pode variar de 0 a 8 referente a proteção contra líquidos. Abaixo tem uma tabela com as devidas classificações.

O que é grau de proteção e qual a sua importância?

Tomadas com proteção IP

Entre os diversos tipos de interruptores e tomadas disponíveis no mercado que possuem índice de proteção, a Schneider tem uma novidade! É uma placa que pode ser usada para todos os módulos da linha Orion. Ela tem grau de proteção IP55, que resiste a penetração de pó, areia, jatos de água de baixa ou média pressão.

Devido às suas características, a placa pode ser usada em jardim com sistema de irrigação, quintal, lavanderia, cozinha, banheiro, garagem e outros. Ela é feita de um material bem robusto e com excelente vedação, pois na parte traseira tem uma espuma preta feita de elastômero, que é um material impermeável. Na parte frontal tem esse plástico transparente de PVC, que mesmo protegendo não impede o uso da tecla do interruptor.

Tomada e interruptor com proteção IP55.

Vedação do interruptor com espuma de elastômero e plastico transparente de PVC.

Tomadas com proteção contra choque

Essa placa de proteção também é fundamental para evitar os riscos de curto-circuito causados por contato com qualquer líquido. Outro grande benefício é oferecer proteção contra choques elétricos, dificultando o acesso dos plugues pelas crianças.

Sendo assim, podemos dizer que é uma dupla proteção, porque além da tampa impermeável, a própria tomada da linha Orion possui proteção contra inserção monopolar, ou seja, permite a inserção apenas se os dois furos receberem pressão ao mesmo tempo.

Tomada e interruptor com proteção IP55.

Tomada com proteção contra choque elétrico.

Teste da tomada

Para saber se os módulos estão realmente protegidos contra líquidos, fizemos o teste usando uma folha de seda. Para isso colocamos uma folha de seda dentro da caixa 4×2 e na tecla do interruptor.

Índice de proteção contra objetos sólidos e líquidos.

Folha de seda dentro da placa para testar a vedação.

Instalamos a placa na parede, fechamos a tampa e aplicamos jatos de água em todos as direções da placa de proteção. Após ter molhado a placa de proteção secamos ela e ao seu redor, para garantir que nenhuma gota de água caia sobre a folha de seda. Retiramos a folha de seda para conferir se ela molhou ou não, assim é possível certificar que a placa atende as especificações referentes ao grau de proteção IP55.

Tomada e interruptor com proteção IP55.

Testando vedação contra líquidos e secando parte externa da placa.

Então o que você achou desta placa com proteção para tomadas e interruptores? Este é um excelente produto e que resolve o problema das tomadas e áreas úmidas!

Fonte e credibilidade: https://www.mundodaeletrica.com.br/tomadas-e-interruptores-para-ambientes-externos-quais-utilizar/