Você já parou para pensar como funciona o medidor de energia? Apesar de se tratar de um equipamento obrigatório em qualquer imóvel com eletricidade, é comum que a maioria das pessoas não saiba como esse tipo de dispositivo opera. Entender o seu funcionamento, no entanto, é fundamental para quem trabalha no segmento de telecomunicações.
Mais conhecidos como relógios de luz, os medidores têm como função medir o consumo de energia elétrica em residências e empresas. O funcionamento ocorre por meio do eletromagnetismo, que faz com que o disco de consumo seja acionado e ocorra a contagem dos ciclos.
Existem dois tipos de medidores: o eletromecânico e o eletrônico, sobre os quais vou abordar neste texto. Continue a leitura para entender mais sobre cada um deles e como identificar com segurança se o funcionamento está correto.
Como funciona o medidor de energia eletromecânico
O modelo eletromecânico é o mais antigo, e o que encontramos com mais frequência. Por conta do seu baixo custo e eficiência, esse tipo de medidor é o mais usado em residências no Brasil e no mundo. A semelhança do seu mecanismo com os que são usados na relojoaria fez com que surgisse o nome “relógio de luz”, como é popularmente conhecido.
O dispositivo contém um disco de metal e funciona com a indução eletromagnética. Quando a eletricidade está sendo usada e percorre as bobinas, cria-se um campo magnético que faz o disco girar. Com o movimento das engrenagens, os ponteiros do medidor também se movem, realizando a contagem do uso de eletricidade. Assim, quanto mais energia é consumida, mais rapidamente o disco vai girar.

Como funciona o medidor de energia eletrônico
Como o próprio nome diz, esse tipo de medidor de energia tem a medição feita eletronicamente. Isso significa que a tecnologia usada nele é bem mais moderna e não conta com a presença de componentes mecânicos no processo de medir e registrar o consumo de eletricidade.
Além de a medição ser feita com mais precisão com o uso desse dispositivo, as informações sobre o consumo são enviadas diretamente para a concessionária de energia elétrica. Assim, não há a necessidade de que um funcionário seja enviado ao local para realizar a leitura do medidor.
Como identificar se o medidor de energia está funcionando corretamente
Além de entender como funciona o medidor, é importante descobrir se não há uma fuga de energia. Para isso, você deve apagar todas as luzes e remover os aparelhos conectados à tomada. Caso o medidor continue trabalhando, o mais provável é que a energia esteja escapando. Assim, é necessário fazer uma revisão na instalação elétrica para identificar onde está acontecendo a fuga.
Como vimos, é simples entender como funciona o medidor de energia e realizar a medição para verificar se há falha do dispositivo. Conferir se ele está em ordem é fundamental para ter a certeza de que não há nenhuma inconformidade. Assim, será possível evitar que a fatura paga seja mais elevada do que a quantidade de energia utilizada, permitindo identificar a necessidade de fazer a manutenção.
Fonte e credibilidade: http://itc.com.br/como-funciona-o-medidor-de-energia/