Você sabe quem são os maiores ladrões de energia elétrica da sua casa?

Se o valor da sua conta de energia é imprevisível vem mais alto do que o esperado no final do mês, os ladrões de energia elétrica podem ser os culpados. A boa notícia é que se você aprender a identificar os aparelhos eletrônicos e hábitos que desperdiçam energia, você pode se surpreender com a redução na conta de luz.

Selecionamos os principais ladrões de energia elétrica e soluções rápidas para se livrar deles e economizar eletricidade em casa.

Equipamentos sem uso conectados na tomada

Quando você desliga a televisão pelo controle remoto, deixa o microondas conectado na tomada para acompanhar as horas ou deixe seu computador ligado o dia todo, está jogando energia elétrica fora.

Durante o modo de espera, muitos eletrônicos não desligam completamente. Eles realizam atualizações, conectam-se a servidores remotos, registram dados ou simplesmente esperam até que você volte. Essa energia é totalmente desperdiçada e representa cerca de 10% do valor que você paga por ano para sua companhia elétrica.

A maneira mais óbvia e mais eficiente para evitar vazamento de eletricidade é desligar todos os equipamentos da tomada enquanto não estiver usando. Então, fique atento aos grandes ladrões de energia elétrica da sua casa: televisores, videogame, aparelhos de som, microondas, computadores, impressoras e carregadores de celular.

Falta de manutenção na rede elétrica

A fiação da sua casa também pode ser um dos ladrões de energia elétrica. Uma instalação mal feita ou com problemas ao longo do tempo pode colocar em risco a segurança dos moradores, além de desperdiçar energia elétrica. Isso porque os fios podem superaquecer e causar a fuga de eletricidade. Assim, mesmo que você não esteja utilizando essa energia, ela é contabilizada e cobrada posteriormente em sua conta de luz. O uso de benjamin ou o famoso “T” pode potencializar a fuga de energia. No final do mês, toda a fuga de energia pode representar até 30% do valor que você paga para a companhia elétrica.

Para evitar maiores complicações, é recomendável fazer revisões regulares – preferencialmente a cada 10 anos – em sua rede elétrica. Além disso, sempre que precisar fazer algum reparo na fiação, é ideal que o trabalho seja feito por um profissional qualificado para evitar danos e acidentes.

Deixar as luzes acesas

Esse é um dos hábitos que mais contribuem com o desperdício de energia e também um dos mais difíceis de corrigir. Pode parecer bobagem, mas o tempo que uma lâmpada fica acesa sem necessidade é seu dinheiro sendo jogado fora. Agora imagine quantas vezes você faz isso por dia e o quanto está desperdiçando com esse hábito negativo.

Simplesmente desligando as luzes quando você sai de uma sala ou de sua casa, você economiza eletricidade e contribui para que suas lâmpadas duram mais. Se você acha que não consegue ter disciplina para fazer isso, pode considerar a instalação de sensores de presença para acendimento automático das lâmpadas.

Lâmpadas

Não podemos falar sobre os ladrões de energia elétrica das residências, sem citar as lâmpadas. Especialmente as lâmpadas incandescentes e até as fluorescentes podem ser responsáveis por aumentar o consumo de eletricidade em uma casa. Isso porque uma parte da energia que elas utilizam é transformada em calor e apenas o restante se transforma em luz.

Isso pode facilmente ser revertido com a utilização de lâmpadas de Led, que convertem toda a energia em luz, economizando até 80% dos custos de iluminação. Além de usar menos energia elétrica, as lâmpadas de Led duram mais, o que significa que você gasta menos tempo e dinheiro para substituí-las.

Outra atitude que você pode tomar para evitar que as lâmpadas gastem mais energia elétrica é sempre limpar as lâmpadas, luminárias e lustres, evitando que a sujeita atrapalhe a passagem de luz. Acostume-se também a acender as luzes apenas em casos de necessidade e, durante o dia, aproveite ao máximo a iluminação natural. Escolher a tonalidade adequada da lâmpada de acordo com o ambiente também torna o consumo mais eficiente.

Fonte e credibilidade: http://blog.planetaledbrasil.com.br/voce-sabe-quem-sao-os-maiores-ladroes-de-energia-eletrica-da-sua-casa/