Como converter kWp em kWh?

Quando o assunto é energia fotovoltaica, é natural que você fique em dúvida sobre como converter kWp em kWh. Neste texto do blog explicaremos a diferença entre kW, kWh e kWp, como convertê-los e algumas curiosidades.

Usina Fotovoltaica 271,75kWp | 3D Warehouse

Qual a diferença entre kW, kWh e kWp?

Quando falamos em 1000 Watts queremos dizer 1kW. Já kWh e kWp são unidades de medida que correspondem a quilo watt hora e quilo watt pico, respectivamente. Esses são responsáveis por medir a energia produzida pelo gerador fotovoltaico (kWh) e sua energia máxima (kWp).

Portanto, podemos dizer que:

Se um painel de 100Wp funcionar por 40 horas, ele produzirá 4.000Wh ou simplesmente 4kWh. Mas, vamos ajudar fixando:

O que é W?

A letra W quer dizer Watt. Essa é uma unidade de potência que equivale a um Joule por segundo (J/s). Ela pode ser representada pela multiplicação entre corrente e tensão. 

(P = i x U)

Ela é bastante usada na determinação de potência de equipamentos elétricos, como uma lâmpada ou chuveiro. 

O que é Wh?

Essa é a sigla para Watt-hora. Essa não é uma unidade usada para medir potência, apenas energia. Digamos que um aparelho de 200 W permaneça ligado por 4 horas consecutivas. Seu consumo é de 800 Wh. 

Contas de luz costumam utilizar a medida KWh, ou seja, o consumo corresponde a 1000 Wh. 

O que é Wp?

O Watt-pico é uma unidade de potência criada especialmente para medição em painéis fotovoltaicos.

Isso ocorre porque os painéis solares podem variar em potência de acordo com a irradiação da luz solar e, até mesmo, o seu calor. Um mesmo painel pode gerar potências diferentes ao meio dia e ao fim da tarde, por exemplo. 

Por isso, o Watt-pico simboliza a capacidade máxima do painel sob condições ideais de funcionamento. Sendo elas as seguintes: 

  • Temperatura de 25 ºC;
  • Massa de ar de 1.5;

O que é kW?

Sendo uma unidade de potência amplamente utilizada, o quilowatt (kW) equivale a 1.000 W, assim como 10 kW correspondem a 10.000 W, assim  ocorre sucessivamente. Para calcular, basta ter em mente que a unidade “k” é igual a mil e multiplicá-la pelo valor da energia em Watts. Sendo assim, da mesma forma que 10 kW resultam em 10.000 Watts, 27 kW correspondem a 27.000 W.

O que é kWh?

No caso do quilo watt hora, estamos referindo-nos à unidade energia. Sendo assim, podemos calcular sua potência e energia medindo o período de tempo em que um equipamento elétrico estiver ligado produzindo X Watts de potência, ex: 1000W ligados por 1 hora equivalem a 1kWh.

O que é kWp?

Na energia solar, o kWp (quilowatt pico) significa o máximo de energia produzida em condições ideais, sendo medido por meio da potência de um painel fotovoltaico quando subordinado às disposições padronizadas de teste STC (Standard Test Conditions).

Como converter kWp em kWh?

Para converter kWh em kWp é necessário saber as condições padronizadas e o tempo de utilização do painel em questão. Em outras palavras, a potência de um painel fotovoltaico que gera 100 kWh e está sendo utilizado por um período de 200 horas, será de:

Energia = potência x tempo

100 kWh = potência x 200 h

100 kWh/200 h = potência

Potência = 0,5 kW ou 5 W, ou 5 Wp

Pode-se dizer que 1 kWp equivale a 1 kWh, pois se um painel de 1 kWp funcionar por 1 hora, ele produzirá 1000 Wh ou simplesmente 1 kWh.

Assim, como kWh significa o máximo de energia consumida/produzida, podemos dizer que um sistema fotovoltaico de 2.5kWp e um inversor fotovoltaico de 5kW produzem a mesma quantidade de energia que um sistema com painéis fotovoltaicos de 2.5kWp e um inversor de 2.5kW, pois a potência em módulos é igual.

Como converter kWh em kW?

Para fazer a conversão de kWh em kW, é preciso identificar as condições padronizadas e o tempo de utilização do painel em questão. Isso quer dizer que, para descobrir a potência de um painel fotovoltaico que produz 100 kWH, sendo utilizado por um período de 200 horas, o mesmo terá a potência de:

Energia = potência x tempo

100 kWh = potência x 200h

100 kWh/200h = potência

Potência = 0,5 kW ou 500 W

Como converter kW em kWh?

Para converter kW em kWh a lógica é bem simples: basta ter em mente que kWh é a medida de energia gerada. Isto quer dizer que uma potência de 10W gerada durante 6 horas equivalerá a 1,2 kWh ao mês. A fórmula da conversão de kW para kWh é a seguinte: Energia = potência x tempo

Energia = potência x tempo

Energia = 10 W x 6 h = 60 Wh/dia

Energia = 60 Wh x 20 dias = 1,2 kWh/mês

Portanto, se deseja calcular a conversão de kW em kWh, você precisará multiplicar o número da potência gerada pelo período de horas utilizadas.

Como converter kW em kWp?

Para converter kW em kWp, é preciso avaliar suas padronizações e considerar o kWp (quilo-watt-pico) como a potência máxima que a placa solar será capaz de produzir. Pensando nisso, se 10 painéis solares possuírem a potência 300 Wp cada, seu resultado será de 3 kWp, portanto, o pico da potência do painel solar será de 3 kW.

Como converter kWh em kWp?

Para converter kWh em kWp, deve-se identificar suas condições padronizadas e o tempo de operação do painel. Em outras palavras, um painel fotovoltaico de 100 Wp que está sendo utilizado por um período de 70 horas produzirá 7 kW.

Desta forma, como kWh significa o máximo de energia consumida/produzida, podemos dizer que um sistema fotovoltaico de 2,5 kWp e um inversor fotovoltaico de 5 kW produzem a mesma quantidade de energia que um sistema com painéis fotovoltaicos de 2,5 kWp e um inversor de 2,5 kW, pois a potência em módulos é igual.

Como converter kW em kWh?

Ao realizar a conversão de kW em kWh, é necessário considerar que kWh é a medida de energia gerada, logo, uma potência de 10 W gerada durante 6 horas equivalerá a 60 kW. Isso significa que, para calcular a conversão de kW em kWh, será preciso multiplicar o número da potência gerada pelo período de horas utilizadas.

Ainda assim, é fundamental analisar aspectos como as condições padronizadas e o tempo de uso do módulo fotovoltaico em questão. Por exemplo, a potência de uma placa solar que gera 0,5 kW sendo utilizada por um período 200 horas será calculada pela potência x tempo, desta maneira:

Potência = 0,5 kW x 200h

Potência = 100 kWh

Como converter kWh em kW?

Para fazer a conversão de kWh em kW, é preciso identificar as condições padronizadas e o tempo de utilização do painel em questão. Isso quer dizer que um painel fotovoltaico de 100 kWH, sendo utilizado por um período de 200 horas, produzirá:

Energia = potência x tempo

100 kWh = potência x 200h

100 kWh/200h = potência

Potência = 0,5 kW ou 5 W

Saiba mais sobre as medidas de potência e energia

Muitas pessoas ainda se confundem com as unidades de medida. Podemos resumi-las em: kW, mede a potência do gerador; kWh, mede a energia produzida pelo gerador fotovoltaico; e kWp, que mede a máxima energia produzida. Saiba mais sobre elas:

  1. Significado de kWh/mês: Você paga a sua conta de luz por mês, portanto, você encontrará o total de energia consumido em um mês exibido em kWh/mês;
  2. A unidade Watt recebeu esse nome em homenagem a James Watt, por suas contribuições para o desenvolvimento do motor a vapor, e foi adotada pelo segundo congresso da associação britânica em 1889;
  3. Energia é um termo que deriva do grego “ergos”, cujo significado original é trabalho. O termo na Física está associado à capacidade de qualquer corpo produzir trabalho, ação ou movimento;
  4. Potência: É a taxa em que a energia é utilizada, sendo medida em Watts;
  5. 1 Watt corresponde a uma taxa de consumo de energia de 1 J/s (Joule por segundo);
  6. Em cada aparelho é indicada a sua potência pelo período de 1 hora. Por exemplo, um aquecedor a óleo com potência de 1500 W (Watts) irá consumir essa potência em uma hora;
  7. 1Wh equivale a 3.600 joules (unidade de energia). Outros múltiplos de Watt-hora são:
  • Megawatt-hora (MWh) equivale a 1.000 kWh
  • Gigawatt-hora (GWh) equivale a 1.000 MWh
  • Terawatt-hora (TWh) equivale a 1.000 GWh

Fonte e credibilidade: https://www.portalsolar.com.br/como-converter-kwp-em-kwh