Como ligar Painel Solar de forma Fácil

Como ligar painel solar de forma fácil, simples e pratica

Neste artigo você vai aprender de uma vez por todas como ligar seus painéis solares de forma muito fácil, simples e prática.

Abaixo você vai encontrar algumas imagens com ilustrações muito simples de como fazer esta ligação, também como um vídeo explicando de forma bastante simplificada para que você consiga entender as variações possíveis de ligações de sistemas solares off grid.

Abaixo a forma mais simples para ligar Painel Solar

Painel Solar de Forma Simples

 

Acima você vê uma ligação muito simples onde esta ligado um painel solar, um controlador de carga, uma bateria e um inversor, esta é a ligação mais simples de se fazer porém, você fica muito limitado a potência que o painel pode te fornecer, no caso acima 150 watts, o que é suficiente para alimentar algumas lampadas de led, e um ou dois ventiladores, mas por poucas horas o que já ajuda no final do mês na conta de energia.

Ligação em Paralelo de Painel e Bateria, assim terá mais autonomia.

Esquema Painel Solar Paralelo 12Vcc

 

Já na ligação acima, ligamos 4 painéis solares em paralelo, um controlador de carga, duas baterias também em paralelo, e um inversor, esta é uma ligação um pouco mais complicada de se fazer porém, você terá como benefício, a soma de potência dos 4 painéis solares, no caso acima 150 watts x 4, teremos 600 watts de potência total, e duas baterias de 115 A/h em paralelo, somando 230 A/h, o que é suficiente para alimentar várias lâmpadas de LED ou fluorescente,  uns dois ou três ventiladores, uma TV de no máximo 21″ mais o aparelho da TV por Assinatura, e um computador por poucas horas, mas o que também ajuda muito no final do mês com a economia na conta de energia.

Veja abaixo como é feito a Ligação em Série de Painéis Solares

Esquema PaineisSolares em Série 24Vcc

 

Acima temos um sistema de painel solar ligado em série, esta ligação é feita quando você tem um inversor de 24 volts, e comprou um painel que não forneça a tensão que seu inversor precise, tendo em vista que os fabricantes geralmente expressam as tensões nominais em circuito aberto dos painéis, e isto muitas vezes confunde bastante quem está iniciando em energia solar.

Neste caso é necessário ligar em série os painéis e as baterias caso não tenha uma bateria de 24 volts, até por que é mais difícil encontrar baterias em 24 volts, e quando encontramos, geralmente é bem mais caro.

Agora uma Ligação em Série e Paralelo junto

Esquema Paineis Solares em Série Paralelo 24Vcc

 

Por ultimo, temos uma ligação de painéis solares em série e em paralelo, onde ligamos dois painéis em série somando sua tensão no caso 12 volts + 12 volts, onde temos 24 volts, porém manteremos sua potência, ligamos mais dois painéis da mesma forma em série, estes últimos dois painéis que foram ligados em série, ligamos em paralelo aos outros dois conforme imagem acima, ou seja positivo com positivo e negativo com negativo.

Para ficar mais simples de entender, basta encarar cada dois painéis como sendo um único painel de 24 volts, e quando ligarmos eles em paralelo manteremos os 24 volts, e somaremos a potência, no caso 150 watts + 150 watts, onde teremos 300 watts em 24 volts, tendo assim uma ligação série paralelo juntas no mesmo circuito.

Nesta configuração adicionamos também mais duas baterias, que foram ligadas em série, e depois ligadas em paralelo as outras duas, assim mantendo novamente os 24 volts, e somando a corrente total das duas, que seria de 115 A/h + 115 A/h, tendo assim 230 A/h.

Nesta configuração, dependendo da potência do seu inversor poderá alimentar muito mais equipamentos em sua residência, podendo chegar até uma média de 50% a 60% de redução no valor da sua conta de energia elétrica.

Conclusão

Acima você aprendeu várias formas possíveis de fazer a ligação dos seus painéis solares, de uma forma muito simples e prática, agora basta colocar em prática, e caso tenha alguma dúvida, é muito simples, deixe um comentário abaixo que estaremos a disposição para lhe ajudar da melhor forma possível.

 

Fonte e credibilidade: http://www.eduardoaquino.com.br/como-ligar-painel-solar-de-forma-facil/