A demanda de PV global para 2017 poderia ser tão alta quanto 85GW de acordo com a empresa de pesquisa de mercado GTM.
Os números publicados na terça-feira coincidiam com o da firma rival IHS Markit, que prevê um menor recorde de 79GW.
A previsão desta última de um crescimento insignificante em seu número de 2016 (de 78GW) é atribuída ao mau desempenho nos três maiores mercados da China, dos EUA e do Japão.
A GTM Research prevê que, até o final de 2017, a Índia tenha ultrapassado o Japão para se tornar o terceiro maior mercado final de PV, demonstrando que a Índia dificilmente pode ser considerada um mercado emergente.
“Em alguns sentidos, caracterizar o que esperamos ser um mercado de quase 10 GW com um refinado programa de licitação nacional, capacidade de conteúdo nacional e uma base consolidada de grandes players como ’emergentes’ parece bastante incerto. Em geral, eu discordaria dessa caracterização “, disse Ben Attia, pesquisador da GTM Research e principal autor do relatório à PV Tech.
“Mas em outro sentido, a Índia ainda é um mercado emergente porque o potencial de mercado ainda é significativamente limitado por apertos de capital, política de rooftop efetiva, balanceamento de rede e riscos de bancabilidade de energia centralizada, riscos de qualidade de componentes e segmentos enormes inexplorados, problemas que os mercados maduros normalmente não enfrentam “, acrescentou.
Grande desconhecido
A China provou ser um mercado difícil de prever com proclamações governamentais capazes de deslocar a indústria em seu eixo.
Ambas as empresas de consultoria esperam crescimento recente de implantação na China mas apostam na queda nas instalações durante 2017.
O amortecedor de + 34GW testemunhado na China no ano passado foi parcialmente atribuído a um grande volume de projetos concluídos antes de 2016 finalmente sendo reconhecido no registro oficial de Pequim.
A Bloomberg New Energy Finance disse à PV Tech que sua projeção global para 2017 está atualmente em uma faixa de 76-81GW com o ponto médio 79GW.
Os números divulgados no mês passado pela empresa Taiwan EnergyTrend previram apenas 73,9 GW. Ele ecoou a expectativa de redução de implantação na China e também espera ver a Índia saltar o Japão para o lugar número três.
Fonte e credibilidade: https://elektsolar.com.br/2017-projecoes-globais-de-demanda-de-pv-tao-altas-quanto-85gw/