Sabe-se quão importante é realizar a instalação de sistemas contra o incêndio, porém não se deve esquecer a manutenção de equipamento de combate a incêndio. Não basta somente planejar e projetar os aparelhos no estabelecimento, também é preciso pensar na conservação e permanência dessa aparelhagem.
Além disso, a manutenção de equipamentos de combate a incêndio é uma exigência das Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros, a qual deve ocorrer a cada três meses obrigatoriamente.
Para manter o estado de conservação sempre em dia a recomendação é nos procurar, pois, temos especialistas em engenharia contra incêndios, que oferecem serviços como a manutenção de equipamento de combate a incêndio, maximizando o custo benefício em razão do caráter preventivo com relação ao sistema anti-incêndio, e isso tudo com certificação e segurança.
AVCB NECESSITA DE INSTALAÇÃO DE SISTEMA DE COMBATE A INCÊNDIO
A instalação de sistemas de combate a incêndio de forma adequada é essencial para que as edificações, sobretudo as que possuem metragem superior a 750 m² e/ ou três pavimentos, consigam o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).
Esse documento demanda um trâmite burocrático e o atendimento às normas técnicas para que seja expedido. Para conseguir um AVCB é necessário submeter uma série de documentos para análise técnica do Serviço de Segurança Contra Incêndio do Corpo de Bombeiros da cidade em que o prédio está localizado. Com os papéis aprovados, a vistoria técnica do projeto é autorizada. O alvará é emitido após a inspeção.
VANTAGENS DE AGENDAR A SUA MANUTENÇÃO
Agendar a manutenção de equipamentos de combate a incêndio beneficia todos os setores do estabelecimento, garantindo-lhes segurança e proteção. Desenvolver uma estratégia que agregue uma conservação preventiva também favorece o bom funcionamento da instalação, mantendo-a sempre produtiva.

A manutenção de equipamentos de combate a incêndio foi concebida para que o contratante não precise se preocupar com a possibilidade de falhas técnicas dos sistemas contra incêndio. Isso ocorre em razão da vistoria periódica, feita por nossos especialistas na referida aparelhagem, de modo a evitar a ocorrência de problemas posteriores.
Nas averiguações que compõem a manutenção de equipamentos de combate a incêndio, há diversos testes, principalmente de baterias, uma das principais fontes de carga para o funcionamento dos sistemas de instalação em combate ao incêndio.
Se a situação estiver complicada, o cliente pode optar pela manutenção de equipamentos de combate a incêndio corretiva, que readequa sistemas e instalações de incêndio já existentes de acordo com padrões modernos.
Quais sistemas devem passar pela manutenção preventiva?
- Alarme de Incêndio e Detecção de Fumaça;
- Hidrantes e Mangotinhos;
- Chuveiros automáticos (Sprinklers);
- Iluminação de Emergência;
- Extintores de Incêndio;
- Sinalização de Emergência;
- Portas corta-fogo e Eletroímãs;
- Pressurização de Escada de Emergência;
- Sistema Fixo de Gases.
As medidas de segurança contra incêndio previstas pelo decreto são:
- Acesso de viatura na edificação;
- Segurança estrutural contra incêndio;
- Compartimentação horizontal ou de áreas;
- Compartimentação vertical;
- Controle de materiais de acabamento;
- Saídas de emergência;
- Gerenciamento de risco de incêndio;
- Brigada de incêndio;
- Iluminação de emergência;
- Detecção de incêndio;
- Alarme de incêndio;
- Sinalização de emergência;
- Hidrantes e mangotinhos;
- Chuveiros automáticos;
- Controle de fumaça.
A Desterro eletricidade é composta por engenheiros e técnicos preparados para oferecer as melhores orientações e os serviços e equipamentos de ponta contra incêndio.
Fonte e credibilidade: http://www.helpmanut.com/instalacao-e-manutencao-de-sistema-de-prevencao-e-combate-a-incendio/