O que é
É uma solução que permite efetuar o controle de acesso a edificações ou a ambientes restritos, utilizando tecnologia de biometria para efetuar a identificação da pessoa e mantendo as informações históricas dos acessos salvas em um banco de dados para posterior consulta pelo cliente.
A solução opera com base em um painel que é instalado em cada ponto de monitoramento. Cada painel contém um conjunto de equipamentos – leitor biométrico, sensor de identificação por cartão, câmera fotográfica e interfone – que funcionam de forma integrada através de um software de controle e gerenciamento de acesso.
São dois tipos de painéis: o painel maior, ou painel de acesso externo, que contém todos os componentes e é utilizado para acesso externo à edificação e o painel menor, ou painel de acesso interno, que serve somente para registrar acessos de usuários já cadastrados a ambientes internos da edificação.
As informações de cada acesso ficam salvas e disponíveis para posterior consulta em um banco de dados centralizado na base da Portaria do Futuro. Para cada acesso ficam armazenados:
– Identificação do usuário (nome, endereço e número de documento).
– Foto instantânea do momento do acesso (para tentativas de acesso indevidas).
– Data, hora, local e registro biométrico do usuário.
Aplicações
– Condomínios residenciais ou residências individuais. Para registro e controle de todos os acessos.
– Empresas ou condomínios empresariais. Para registro e controle de acesso somente de empregados ou de empregados e clientes, dependendo das características e/ou necessidades de cada caso.
Benefícios
– Manutenção de histórico de todos os acessos em cada ponto de controle em um banco de dados centralizado, disponível para consulta via WEB com acesso controlado e liberado somente ao cliente proprietário das informações.
– Intimidação de ações mal intencionadas, pela obrigatoriedade de cadastro prévio do acesso, contendo informações pessoais (nome, documento, endereço), foto no instante do acesso e registro biométrico da pessoa.
– Software contempla criação de regras de acesso específicas de acordo com diferentes papéis realizados por usuários, tais como “morador”, “familiar”, “visitante”, “empregado”, “prestador de serviços”, “transiente”.
– Simplificação da operação para o usuário regular. Basta ser identificado pela biometria, e o sistema libera automaticamente o acesso, eliminando necessidade de chaves ou outros acessórios de acesso.
– Eventos de monitoramento e registro dos acessos disparados automaticamente no instante da identificação biométrica.
– Possibilidade de critérios diferenciados para controle de acesso a ambientes restritos. Exemplos: área de clientes VIP em estabelecimentos comerciais, piscina, salão de festas ou academia de ginástica do condomínio, entre outros.
Requisitos para instalação
– Internet 24 horas em cada ponto de controle de acesso.
– Energia elétrica com aterramento em cada ponto de controle de acesso.
– Central telefônica interligada com unidades do condomínio, quando for o caso de condomínios.
Fonte e credibilidade: http://www.portariadofuturo.com.br/pdf-controle-de-acesso