Nos dias de hoje a segurança deve ser uma das principais preocupações de todas as famílias, não só na sua residência, como também em espaços comerciais. Garantir que os seus valores e a sua família estejam completamente seguras deve ser uma das preocupações mais importantes para você, por isso os sistemas de alarmes são cada vez mais comuns.
Assim, atualmente existem várias opções disponíveis, cada uma delas com as suas próprias características que devem ser analisadas individualmente para que se possa escolher a mais adequada para garantir a sua segurança. Apesar de muitos profissionais aconselharem a avaliação detalhada antes de escolher o tipo de alarmes a se utilizar, basta compreender as suas necessidades e as características de cada um para se fazer a escolha certa.
Aconselha se a procura de um profissional para aconselhamento e montagem, hoje em dia qualquer pessoa poderá adquirir um sistema de alarme numa loja própria e montar no local pretendido, sendo que neste caso é necessário tomar alguns cuidados durante o momento da instalação (para que posteriormente não haja falhas de segurança por má instalação), manutenção periódica (em alguns casos é necessário a troca de pilhas várias vezes por ano) e ainda o seu uso adequado.
Caso não tenha os conhecimentos necessários, o melhor é contratar uma empresa especializada que não só vai instalar o material de forma profissional, como ainda terá a obrigação de manutenção regular e ainda a monitorização 24 horas por dia, para que as autoridades competentes sejam avisadas rapidamente no caso de necessidade.
Tipos de Alarmes
Existem vários tipos de sistemas de alarmes e câmaras de vigilância para que possa proteger a sua casa ou o seu estabelecimento comercial. Para escolher o mais adequado é necessário conhecer ao pormenor as suas características.
Sistemas de Alarmes
Estes sistemas de alarmes são os mais aconselhados para a grande maioria das residências.
Detectores de Movimento – São os mais populares e também os mais simples, funcionando como um sistema de alerta para a intrusão dentro de um determinado espaço, entrando automaticamente em contato com as entidades adequadas, quer seja para assalto ou para incêndio. Geralmente são colocados no interior das portas, podendo ser programados para ignorar animais de estimação.
Alarmes de portas – São os sistemas mais simples de utilizar, dado que devem ser colocados em todas as portas de exteriores, garantem o aviso de intrusão sempre que uma porta é aberta com o alarme é acionado.
Detectores de Incêndio – Os alarmes detectores de fumaça devem ser uma prioridade para qualquer residência, garantindo assim que estas situações serão controladas antes de se perder tudo. Existem alguns sistemas que são capazes de detectar um fogo latente, antes deste irromper em chamas. Existem também os alarmes detectores de calor, adequados para armazéns, casas de férias, cozinhas e outros espaços, já que têm como principal objetivo alertar para quando a temperatura ultrapassar um limite definido inicialmente.
Câmaras de Vigilância – Estes sistemas de alarmes são mais complexos do que os apresentados a cima, também denominados de Alarmes CFTV (Circuito Fechado de Televisão), porém são também aqueles que apresentam mais segurança e mais detalhes para a sua residência. Este sistema permite monitorizar determinadas áreas onde as câmaras de vigilância estão instaladas, através do seu computador, tablet ou smartphone, permitindo assim que se vigie o espaço, mesmo estando se ausente. São indicados para entradas de edifícios, estacionamentos, espaços de eventos, entre outros, sendo considerado por muitos como o melhor sistema existente no mercado, podendo até servir de prova no caso de processo judicial.
Conclusão
A segurança deve estar em primeiro lugar, tanto para residências como para espaços comerciais, pois não só vai garantir a segurança dos valores como também das pessoas que se encontram no seu interior. Assim, este campo está em plena expansão, com vários tipos de alarmes, sendo que neste caso destacamos aqueles que mais se adequam às necessidades básicas de cada família.
Fonte e credibilidade: http://www.sistemasdeseguranca.pt/alarmes/diferentes-tipos-de-alarmes-existentes/