Esses tipos de sensores são utilizados para detectar abertura de portas, portões e janelas. É composto por duas partes, uma pequena caixa plástica que possui no seu interior um êmbolo de vidro onde existem duas lâminas metálicas, milimetricamente afastadas que quando sofrem ação de um campo magnético se fecham, permitindo a circulação de corrente.
O campo magnético é obtido através de um ímã de tamanho próximo do sensor (8x8x40 mm) também encapsulado em uma caixa plástica com abas para sua fixação.
A caixa com o reed switch é colocada em um ponto fixo da porta ou janela e tem seus terminais ligados com fios à central de alarme, enquanto o ímã é fixado na parte móvel da porta ou janela. Quando a porta
está fechada o ímã fica com o contato fechado.
Quando a porta é aberta o contato se abre e informa a central que dispara o alarme. Existem vários formatos de ímãs e encapsulantes para sensores magnéticos, sendo os mais comuns os de Sobrepor conforme explicado acima, o de Embutir, que tem as partes encapsuladas em dois cilindros redondos e o para Porta de Aço, que é composto de um ímã maior e permite que a porta possa balançar ou ter jogo sem que o sensor seja acionado.
Tipo de sensores magnéticos
Sensor Magnético Aparente
Tipo de sensor que quando detecta a abertura ou mesmo arrombamento de portas, janelas, alçapões e outros tipo de aplicações.
Esse sensor é indicado para portas ou janelas de vidro de residências.
Sensor Magnético de Embutir
Trabalha praticamente da mesma forma que o sensor aparente porém esse tipo já é indicado para portas e janelas de madeira.
Sensor Magnético Metálico
Esse sensor possui uma resistência maior que o magnético simples sendo todo metálico e bem reforçado com campo de abertura maior porém muito eficiente para sua finalidade. Sendo indicado para detectar
a abertura ou arrombamento de portões pesados ou portas de enrolar.
Fonte e credibilidade: http://www.portaleletricista.com.br/sensores-magneticos/