Entenda a importância de um DPS para a proteção de equipamentos conectados a linha de dados

A CLAMPER, especialista em proteção contra surtos elétricos, aponta a importância da proteção para linhas de telecomunicações.

Os equipamentos eletroeletrônicos associados aos serviços de telecomunicações são susceptíveis as sobretensões transitórias (surtos elétricos), principalmente as originadas por descargas atmosféricas. Os prejuízos vão muito além dos danos causados aos equipamentos, pois envolvem, muitas vezes, a satisfação dos usuários. Para contornar tais problemas faz-se necessária a aplicação de DPS multiproteção para proteção simultânea da alimentação elétrica e da porta de comumicação (ADSL, ethernet, etc).

Nesse post, o Suporte Técnico da CLAMPER explica como os equipamentos com mais de uma porta podem ser danificados sem a aplicação de um protetor adequado.

As cidades são constituídas de diversos serviços essenciais à sociedade. Além das redes de energia elétrica, as infraestruturas de telecomunicações são vitais para manter em operação as transferências de dados pela internet e serviços telefônicos.

Naturalmente, a topologia de infraestrutura adotada no Brasil viabiliza a exposição diária dos equipamentos eletroeletrônicos aos surtos elétricos, principalmente por ser o país líder em incidência de descargas atmosféricas.

A proximidade das linhas de telecomunicação à rede elétrica, a exposição dos condutores, e as grandes distâncias envolvidas no sistema, são alguns dos fatores que tornam as linhas de dados extremamente susceptíveis aos surtos elétricos, os quais podem ocorrer através da indução gerada pelos surtos nas linhas de energia (a) ou indução dos campos eletromagnéticos das descargas atmosféricas acopladas nos laços (b), conforme ilustra a Figura 1.

Figura 1 – Surtos elétricos em linhas de telecomunicações
(A) Surto induzido via linha de energia; (B) Surto induzido por campo eletromagnético.

Considerando que diferenças de potencial do sistema de energia em relação a outros sistemas ocorrerão em função de correntes transitórias, os equipamentos eletrônicos acabam funcionando como elemento de conexão entre ambos os sistemas, como ilustra a Figura 2.

Dessa forma os surtos elétricos podem causar dentre outros transtornos, a queima dos equipamentos de telecomunicações, ocasionando prejuízos tanto para empresas quanto para consumidores finais. Por esse motivo, faz-se necessário proteger equipamentos e todos condutores metálicos que adentrem a edificação com a utilização de DPS.

Para proteção desses equipamentos, a CLAMPER desenvolveu a tecnologia patenteada como Signal Line Full Protection – SLFP (Proteção Completa das Linhas de Sinais). A SLFP consiste em uma tecnologia que busca proteger simultaneamente as linhas de energia e dados que chegam ou saem dos equipamentos. Mesmo sem a presença de aterramento, a SLFP garante proteção, pois fornece caminhos de baixa impedância entre as linhas de sinal e de energia através de tecnologias de proteção adequadas, conforme ilustra Figura 3.

Uma sala de estar, por exemplo, é um local comum de situar eletroeletrônicos tais como televisores, telefones fixos, vídeo games, roteadores e outros. Todos esses equipamentos possuem características específicas e costumam apresentar outras conexões metálicas além da alimentação de energia, como cabos coaxiais, telefônicos, ethernet, outros. Um exemplo de dispositivo com SLFP que possui capacidade de proteger esses equipamentos pela parte de energia e dados, simultaneamente, será o iCLAMPER Energia 8 que possui proteções para a rede elétrica, cabos coaxiais e cabos de telefonia.

Outro exemplo de dispositivo que embarca a tecnologia SLFP será o dispositivo iCLAMPER Energia 3 + Módulo iCLAMPER Tel e iCLAMPER Cabo. Observa-se que esta é uma implementação simples, prática e eficiente para proteger diversos equipamentos.

Bibliografia

ABNT NBR 5410:2004 – Instalações elétricas de baixa tensão

ABNT NBR 5419:2015 – Proteção contra descargas atmosféricas

ABNT NBR IEC 61643 – Dispositivos de proteção contra surtos em baixa tensão

Livro CLAMPER – Proteção de equipamentos elétricos e eletrônicos contra surtos elétricos em instalações

Fonte e credibilidade: https://www.clamper.com.br/pt/2020/11/24/slfp-clamper/