O que é um Patch Panel?

Os pacth panels são utilizados para organizar os cabos, e possibilitam uma fácil identificação dos pontos de rede no rack. Eles são utilizados para fazer a conexão entre o cabeamento que sai do rack e chegam às tomadas (cabeamento horizontal) ou em outro patch panel interligando outro rack (cabeamento vertical). Isso permite que a mudança de um determinado usuário seja feita fisicamente no  Rack sem a necessidade de alterar o cabeamento horizontal.

Os patch panels são dimensionados pelo número de portas de 24, 48 e 96 portas RJ45. A quantidade de patch panels assim como o número de portas depende do número de pontos de rede. Você irá ligar todos os cabos na parte traseira do patch panel. Na parte da frente você vai ligar cada porta, utilizando patch cords (cordões de manobra), as portas do switch, roteadores, dessa forma ativando os pontos que você deseja utilizar.

Uma questão muito importante é você identificar os cabos para não haver problemas do tipo “E agora? Qual porta do patch panel corresponde a esse ponto que desejo ativar/desativar?”. Isso ajuda a prevenir queima de portas do switch, pois você vai “manobrar” apenas os cabos no patch panel. A parte traseira do patch panel corresponde a uma porta da parte da frente do painel.

Sempre que possível recomendamos a utilização do patch panel, pois algumas pessoas utilizam conectores RJ 45 macho nas extremidades de seus cabos. Isto pode resultar em uma grande confusão e bagunça quando você tentar mudar alguma coisa no futuro, ou precisar de uma manutenção, uma vez em que os cabos ficarão soltos ou pendurados, seus equipamentos terão uma maior probabilidade de serem danificados do que em uma rede corretamente estruturada.                      

          100_394_FrontView_1    tutorialdcseg2_figura01                    PP 48-500x500

 

Fonte e credibilidade: http://www.telesystemsul.com.br/o-que-e-um-patch-panel/