
A crescente integração das tecnologias Ethernet Industrial no mercado está causando um novo conjunto de desafios, uma vez que os sistemas de controle analógico de 4 a 20 mA e as redes de controle digital serial envelhecem e tornam-se cada vez mais difíceis de operar. Em 2020, os protocolos industriais tradicionais (Fieldbus) representaram apenas um terço dos nós de rede industrial vendidos, enquanto a Ethernet Industrial está se expandindo rapidamente em uma ampla variedade de ambientes industriais. Muitos ambientes de controle introduziram maneiras de gerenciar sistemas complexos e oferecer suporte a aplicativos em tempo real que são essenciais para a automação da fábrica.
À medida que ocorre a migração para Ethernet Industrial, um ponto continua a ser crítico: o tempo de atividade da rede. Sabemos que o tempo de atividade da rede é decisivo para a qualidade e lucratividade da produção, e que uma falha pode desencadear outros problemas, resultando em perda significativa de tempo e dinheiro.
Fazendo as perguntas certas e utilizando as ferramentas adequadas, é possível identificar, diagnosticar e solucionar problemas de sua rede industrial. Para um engenheiro ou técnico de controle, eletricista industrial ou integrador de sistemas, as ferramentas necessárias dependem do trabalho a ser realizado:
· Estou instalando cabeamento Ethernet Industrial ou dispositivos durante o comissionamento de uma nova máquina ou durante a expansão da área de produção?
· Sou responsável por programar PLCs, Inversores, etc., e realizar diagnósticos de falhas em todos os tipos de sistemas de controle instalados?
· Meu trabalho consiste principalmente na instalação, manutenção e reparo de equipamentos?
· Devo localizar e reparar cabos em redes Ethernet Industriais?
· Preciso documentar meu trabalho?
Os testadores são projetados com uma variedade de recursos orientados a tarefas para suportar o ambiente industrial hostil e agitado e para suportar os diferentes tipos de conectores usados em soluções de cabeamento industrial. Dependendo das tarefas executadas pelas ferramentas de teste, os testadores podem ser classificados em três categorias hierárquicas amplas: Testador de comissionamento de cabo avançado, Testador de cabo e rede ou Testador de continuidade de cabo.
Quando precisamos de um testador de cabo e rede?
Um testador de cabo e rede é projetado para fornecer verificações de cabo confiáveis juntamente com testes de rede que suportam o gerenciamento especializado de redes industriais e a operação contínua e eficiente das linhas de produção. O Testador de Cabo + Rede Ethernet Industrial LinkIQ™ torna a vida mais fácil para dois grandes grupos. O primeiro são os técnicos de manutenção e instrumentação encarregados de dar suporte a redes Ethernet Industrial em plantas de produção. Com o surgimento da Ethernet Industrial nas fábricas e redes de máquinas, esses profissionais agora precisam manter e solucionar problemas dessas redes e do seu cabeamento. O segundo grupo são os engenheiros de controle e automação que se dedicam a projetar e implementar sistemas e máquinas de automação. À medida que as redes Ethernet Industrial multiplicam-se em sistemas de automação, esses engenheiros devem ser capazes de fornecer garantia a seus clientes finais de que os sistemas operarão de acordo com as especificações.
O LinkIQ-IE verifica o desempenho do cabeamento até 10GBASE-T usando medições baseadas em frequência e suporta EtherNet / IP, PROFINET, diretrizes de design EtherCAT com o adaptador remoto equipado com interfaces para RJ45, M12X, M12D e M8D.
Além dessas funções relacionadas ao desempenho do cabo, LinkIQ-IE também oferece diagnósticos dos switches mais próximos, como taxa de dados anunciada, nome do switch, número da porta e informações de VLAN, bem como uma verificação de PoE usando negociação de hardware / software, tensão (V) e testes de potência (W) na carga. Da mesma forma, LinkIQ-IE permite documentar de forma completa as verificações que realiza, para o cabo ou switch ao qual está conectado, registrando todas as informações indicadas acima. É possível usar nomes amigáveis para armazenar os resultados no Testador e recuperá-los no mesmo formato em que foram exibidos durante a verificação original. O equipamento exibe ainda o nome do switch, a porta e o número da VLAN, bem como a velocidade da conexão. Com todos os seus recursos integrados, um testador de cabo e rede, como o LinkIQ-IE, deve ser considerado uma ferramenta indispensável para solucionar problemas em uma rede Ethernet Industrial.
Fonte e credibilidade: https://www.flukeacademy.com.br/blog/post/73/quando_precisamos_de_um_testador_de_cabo_e_rede?